sábado, 14 de novembro de 2020

Desabafo!

 



Situações no mínimo bizarras acontecem no Rio Grande do Norte. Lembrando que já foi cogitado, que municípios com menos de 5.000 habitantes, sem receita suficiente para se manter, viessem a perder sua emancipação. Quem mora em locais onde não há esse conhecimento “político”, pode até não gostar de voltar a fazer parte de um município vizinho.

Nas eleições municipais deste ano em Viçosa/RN, não teremos muitas brigas e gastos dos candidatos. Podemos dizer que no domingo, teremos uma festa de posse e não uma eleição! O município que tem estimativa de 1.718 habitantes, terá somente um candidato a prefeito e, para vereador, 10 candidatos disputam as 9 cadeiras que compõem a Câmara Municipal. Se não bastasse isso, ainda temos todos os candidatos no mesmo partido (incluindo prefeito e vice)!

No pleito no município de Viçosa/RN, serão 1.824 eleitores (segundo dados do TSE de 2016), contudo, para a sucessão do prefeito Antônio Gomes de Amorim (PP) está na disputa somente o candidato Ramon, do Republicanos, que tem como vice Selcina, também do Republicanos. Essa será a única alternativa de quem for às urnas e não quiser votar branco ou nulo!

Para a Câmara Municipal são 9 cadeiras em disputa. Os atuais 9 vereadores buscam a reeleição, com somente mais um candidato no meio da disputa: Maria de Manezão, que está em seu primeiro pleito eleitoral. São seis candidatos homens e quatro mulheres, todos também do Republicanos.

Já na disputa de Frutuoso Gomes/RN, a concorrência para o cargo de vereador será um pouco maior. Ao todo, 13 candidatos disputam as 9 cadeiras na Câmara Municipal. Contudo, todos são do MDB, partido da única candidata à Prefeitura, Janda Jácome. Porém, o candidato a vice, Bebé, é do PSB, sendo o único no município que não pertence ao MDB.

Além de Viçosa/RN e Frutuoso Gomes/RN, as cidades de Serrinha dos Pintos/RN e Tenente Ananias/RN, também têm somente um candidato à disputa do Executivo. Bárbara Teixeira, do PP, será a prefeita de Serrinha dos Pintos, enquanto Larissa Lisiane, do PSD, será a única candidata em Tenente Ananias/RN.

Apesar de terem somente um candidato a prefeito, essas cidades têm candidatos a vereador de partidos diferentes. Em Serrinha dos Pintos/RN, há candidaturas do PP, PSB e PSDB, enquanto em Tenente Ananias/RN, tem candidatos do PSD, Republicanos e MDB.

Em Ipueira/RN, a candidata Cessa, do PL, teve seu registro indeferido, mas está na disputa sob força de recurso. Caso não se confirme a candidatura, Galêgo Paiva, do MDB, poderá disputar sozinho a eleição. No momento, o município tem as duas candidaturas postas.

Estas histórias poderiam ser cômicas, se não envolvessem cargos e dinheiro público. Situações estranhas, que nos fazem questionar até onde vai o interesse pelo bem da população!

 

Claiton Appel, para Vida Destra, 14/11/2020
Vamos discutir o Tema! Sigam-me no Twitter @appel67


Amigos e leitores, pessoas físicas/jurídicas! Colaborem com a Revista @vidadestra sem tirar dinheiro do seu bolso. Baixe o app LunesPay e ganhe 25 pontos de vantagens. Seremos remunerados por cada download a partir do nosso link. Contamos com a direita! https://bit.ly/BaixeLunesPay-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário