POR CLAUDIO HUMBERTO
VIA DIÁRIO DO PODER
O Brasil manifestou a Portugal sua preocupação com notícias de maus-tratos a estrangeiros que chegam ao país e são barrados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), um dos mais violentos do mundo. Vários brasileiros relataram à imprensa portuguesa a violência dos inspetores, que há dias espancaram até a morte um ucraniano. Nesta segunda (21), o chanceler interino do Brasil, Otávio Brandelli, em telefonema, tratou do tema com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
EMBAIXADA PRESENTE
22/12/2020
Também o titular interino da embaixada do Brasil, Pablo Duarte Cardoso, manteve contatos complementares com próceres do governo português.
INCOMUNICÁVEIS
22/12/2020
Brasileiros detidos sob ameaça de violência, como a curitibana Kátia Gonçalves dos Santos, 36, não puderam registrar queixa no consulado.
AGRESSÕES COVARDES
22/12/2020
Outra brasileira virou testemunha. Disse que o ucraniano Ihor Homeniuk e outros barrados em Portugal “apanhavam demais, muito, muito”.
BRUTALIDADE NA CHEGADA
22/12/2020
Os inspetores portugueses do SEF são conhecidos pela grosseria, o despreparo e a brutalidade. Portugal finalmente ameaça agir contra eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário