sábado, 30 de janeiro de 2021

Algoritmo de IA identifica, com 70% de precisão, a orientação política de uma pessoa

 


Prezados leitores:

Sempre com o objetivo de levar até vocês um conteúdo diversificado e de qualidade, estaremos publicando a partir de hoje, aos sábados, artigos e reportagens com temas relevantes publicadas pela mídia internacional, e traduzidos pela nossa colaboradora Telma Regina Matheus. Apreciem!!!

________________________________________________________________________

Algoritmo de IA identifica, com 70% de precisão, a orientação política de uma pessoa

Fonte: Techxplore

(https://techxplore.com/news/2021-01-ai-algorithm-accurate-person-political.html)

14 de janeiro de 2021

 

Pesquisadores da Universidade de Stanford, analisando uma simples fotografia, desenvolveram um algoritmo de IA capaz de identificar, com precisão de mais de 70%, a afiliação política de uma pessoa. No documento publicado na revista Scientific Reports, o grupo descreve a criação, o teste e o grau de eficácia do algoritmo.

Com bastante frequência, as pessoas usam chapéus, camisetas ou broches para declarar suas afiliações políticas, especialmente durante períodos eleitorais. Mas elas também podem fazer isso de maneira inconsciente, por meio de suas expressões faciais – pelo menos é o que afirma o trabalho realizado pela equipe, na Califórnia.

Nesse novo esforço, os pesquisadores aprofundaram o trabalho realizado anteriormente para desenvolver um sistema de IA com grande probabilidade de adivinhar a orientação sexual de uma pessoa. Desta vez, eles queriam saber se expressões faciais ou posturas físicas poderiam dizer alguma coisa sobre as crenças políticas da pessoa – especificamente, se ela era progressista ou conservadora.

O sistema de IA criado é bastante semelhante a outros projetados para obter novas informações a partir de detalhes que o ser humano não percebe. Assim, os pesquisadores “treinaram” o sistema de IA com dados de um site de relacionamento que disponibilizava fotos e afiliações políticas de seus usuários. O sistema de IA buscou correlações entre características faciais e posicionamento da cabeça e a orientação política. Em seguida, eles testaram o sistema usando fotografias, e o sistema avaliou se a pessoa fotografada se identificava como progressista ou conservadora. O algoritmo acertou aproximadamente 71% das vezes ao examinar pessoas fisicamente parecidas e 73%, no geral.

Os pesquisadores não conseguiram identificar exatamente quais características faciais o sistema correlacionou com a afiliação política, mas encontraram algumas tendências. Por exemplo, a orientação da cabeça e a expressão emotiva aparentemente forneceram algumas pistas. As pessoas que olhavam diretamente para a câmera foram consideradas mais propensas à orientação progressista. Por outro lado, o sistema considerou como mais conservadoras aquelas cuja expressão era de repulsa. Os pesquisadores admitem que pode ser difícil a replicação precisa de tais resultados, pois eles não podem compartilhar os dados fotográficos utilizados, por razões de privacidade.

 

Faça uma cotação e contrate meus trabalhos através do e-mail  mtelmaregina@gmail.com ou Twitter @TRMatheus


Nenhum comentário:

Postar um comentário