terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

DATAS E FATOS DA HISTÓRIA DE SABOEIRO. PARTE IV

 

                                      Nossa Senhora da Purificação  em Saboeiro - Ceara


Antônio Erlindo Braga
Presidente da AFAS


DIA 2 DE FEVEREIRO.
FESTA DE NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO - PADROEIRA DE SABOEIRO.
Feriado Municipal, por força da Lei número 16, de 16.03.2010.
Em Saboeiro, desde 1806, há devoção a Nossa Senhora da Purificação, fato comprovado pelo Padre José de Almeida Machado, Cura da Vara do Cariri Novo, que ao visitar a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo dos Inhamuns, de 1º a 13.11.1806, registra que em Saboeiro existia uma Capela de Nossa Senhora da Purificação, assistida pelo Padre João Fernandes Vieira, com 36 anos de idade.
Portanto, existe comprovação que há mais de 215 anos está presente em Saboeiro a devoção a Nossa Senhora da Purificação.
A festa de Nossa Senhora da Purificação remete ao nascimento de Jesus Cristo e a Purificação de Maria, em cumprimento às normas existentes na época.
Quantas recordações se perdem nas noites dos tempos da festa de Nossa Senhora da Purificação em Saboeiro, nas décadas de 1950 e 1960.
A praça era uma atração especial para os jovens que a frequentavam todas as tardes e noites festivas.
Os chamados Partidos V da Vitória e Vitória Régia, em salutar contenda, disputavam quem arrecadava mais recursos para a festa. Os leilões às noites que antecediam a festa eram muito animados com a troca de presentes que provocavam frenéticas animações dos participantes.
A Associação dos Filhos e Amigos de Saboeiro - AFAS presta homenagens quando se celebra a festa de N Sra da Purificação, em Saboeiro, rogando a Deus que proteja todo o seu povo.

 Belém, 2 de fevereiro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário