quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

DATAS E FATOS DA HISTÓRIA DE SABOEIRO. Francisca Fernandes Vieira (FRANCA) - a Consulesa de Saboeiro em Fortaleza.

 

Antigo Mercado Publico, hoje demolido.

 Antônio Erlindo Braga

   Presidente da AFAS

Nomeada em 15.02.1936, há 85 anos, Professora de Catarina - CE.
Nasceu em Saboeiro, em 07.11.1911, filha de Miguel Franco Fernandes Vieira (DEDEO) e de Maria do Patrocínio Vieira Braga (Mimosa), casada com Eliazar Vieira do Nascimento.
O casal teve os seguintes filhos:
Ireland Fernandes Vieira;
Maria Flocele Fernandes Vieira;
Irenilde Fernandes Vieira;
Iranleide Fernandes Vieira;
Miguel Franco Fernandes Vieira;
Eliazar Vieira do Nascimento Filho;
José Fernandes Vieira.
Em 15.02.1936, aos 25 anos de idade, Francisca Fernandes Vieira (Franca) foi nomeada para o cargo de Professora, depois de aprovada em concurso público, para a cadeira de Santa Catarina (Catarina), Distrito de Saboeiro, assumindo o cargo em 02.03.1936.
Em 05.04.1936, o Padre Christiano Coelho Rodrigues, Inspetor Escolar de Saboeiro, comunicou ao Diretor Geral de Instrução Pública do Estado do Ceará o seguinte:
Saboeiro, 05.04.1936
Comunico-vos para os devidos fins, que as professoras concursadas Iracy Bastos, assumiu a cadeira feminina desta Vila, dia 02 de fevereiro e Francisca Fernandes Vieira, nomeada para professora de Santa Catarina deste Município, por ato de 15 de fevereiro do corrente ano, assumiu o cargo no dia 02 de março e que foi empossada conforme as cerimônias de estilo.
Somente, hoje faço-vos as comunicações de regra por ter-me ausentado em gozo de férias da Paróquia e do Município.
Saudações
Pe. Christiano Coelho Rodrigues
Inspetor Escolar
Francisca Fernandes Vieira (Franca) exerceu, ainda, as funções de professora nos Municípios de Senador Pompeu e de Fortaleza, com dedicação, zelo e profissionalismo, onde era estimada por seus discípulos.
Grande número de jovens de Saboeiro, que nas décadas de 1950 e 1960, estudaram em Fortaleza, tinham-na como a Consulesa de Saboeiro, em Fortaleza. Era muito prestativa, receptiva, acolhedora e generosa para com os jovens estudantes de Saboeiro, que muitos deles eram beneficiados, inclusive, com fornecimento de alimentação, entre os quais me incluo.
Teve como recompensa longa vida, admirada por todos os que a conheceram.
Faleceu em 23.07.2010, aos 99 anos de idade, em Senador Pompeu, sempre amparada e protegida por seus diletos filhos.
A Associação dos Filhos e Amigos de Saboeiro - AFAS reverencia sua memória por sua grande generosidade para com os jovens estudantes de Saboeiro, ao tempo que reconhece seus relevantes serviços prestados a Saboeiro como educadora, em tempos tão distantes.
Belém, 15.02.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário